Dourados, MS - 26 de Abril de 2018

03/04/2018 13h54

Conscientização do Autismo é debatida durante sessão da Câmara

Vereadores da Câmara de Dourados junto com associação e presidente da AAGD

Foto: Thiago Morais

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado dia 2 de abril, a Câmara de Dourados recebeu Francisco Sobrinho de Brito, presidente da AAGD (Associação de Pais e Amigos do Autista da Grande Dourados), que discorreu, durante tribuna livre da sessão ordinária desta segunda-feira (2), sobre a necessidade de conscientizar a população sobre o tema e das conquistas da associação para Dourados.

 

 

De acordo com Francisco, a associação ainda tem muito que reivindicar sobre a causa dos autistas, pois o preconceito ainda é grande, porém ele busca nos vereadores algumas formas para isso acabar.

 

O presidente da associação enalteceu, por exemplo, o Projeto de Lei nº 024/2018, aprovado durante sessão ordinária, que obriga estabelecimentos públicos e privados a inserção, em placas e avisos sinalizadores de atendimento prioritário, o símbolo mundial da conscientização do autismo.

 

“Os vereadores podem fazer muito para ajudar os autistas. Ficamos muito felizes com a notícia que foi aprovada esse projeto de lei. É mais uma conquista”, comemorou Francisco. “Mas ainda a muito que se fazer, não só para os autistas, mas para todas as pessoas com necessidades especiais”, completou.

 

Mãe de um menino autista, a dona de casa Patrícia Potrich de Souza lembrou como foram difíceis os primeiros anos do filho, já que a associação ainda não havia sido criada, por isso ressaltou a importância da AAGD para Dourados, afirmando que os vereadores precisam buscar meios de manter o órgão.

 

“Eles podem ajudar a reivindicar nossos direitos”, apontou. “Nós lutamos para conseguir projetos, como de ecoterapia e ginástica, mas temos a insegurança que isso seja cortado, por isso precisamos do apoio dos vereadores”, complementou a dona de casa.

 

O vice-presidente da Casa de Leis, Sergio Nogueira (PSDB), parabenizou o trabalho da associação, exaltando todas as vitórias que tem conquistado. “São pais e mães que lutam e se empenham para fazer o seu melhor. Se eu tivesse que levantar uma bandeira só, eu me sentiria honrado e feliz por continuar essa jornada com vocês”, apontou o vereador.

 

Daniela Hall (PSD), presidente da Câmara de Dourados, também ressaltou o trabalho da associação, colocando a Casa de Leis a disposição do presidente e associados. “Nós temos lutado e vamos continuar lutando para que os autistas tenham uma vida digna no município”, comentou. 








Leia mais notícias de Cidade

0 Comentários

publicidade