Dourados, MS - 20 de Outubro de 2018

17/09/2018 09h48 - Atualizado em 18/09/2018 09h48

Veja Como Preparar Os Diferentes Tipos de arroz

O arroz é um dos alimentosmaisconsumidos no país; emumaduplasaborosa com o feijão, o grãocostumamarcarpresençaemduas das trêsprincipaisrefeiçõesdiárias dos brasileiros. Mas ele, apesar da popularidadeemterritórionacional, também é um produtomuitopresenteem outros países. Suaorigemnão é totalmentecomprovada, mas osindícios é que ogrãotenhasidocultivadoprimeiramente no continenteasiático, emnaçõescomo a China — uma das maioresprodutoras de arrozemtodo o mundo. Algunsestudiososacreditam que oBrasilfoi um dos primeirospaíses a cultivar naAmérica do Sul o produto quejáfoicentro de inúmerasnegociaçõescomerciaisaolongo de toda a História.

 

 

O arroz é conhecidocomouma boa fonte de carboidratos, mas não é apenasisso. Dependendo da maneiracomofoiprocessado, apresentaproteínas, fibras, minerais e vitaminas, muitoimportantes para um funcionamentoequilibrado do organismo. O arrozbranco, maisconsumidopelosbrasileiros, no entanto, é o maispobreemnutrientesdevidoaosprocessospelosquais o produtopassaatéchegar à mesa do consumidor. Porissoháumagrandeimportânciaemvariarostipos de grãonaalimentação e seguirumadietasaudável e bemsaborosa. Confiracomoprepararalgunsdiferentestipos de arroz: 

 

 

ARROZ BRANCO

Como essetipo de grão é muitoconhecidopelosbrasileiros, o produtonãoguardamuitossegredosna hora de cozinhá-lo. Rápido para ficar pronto, o arrozbranco segue umacartilha simples: para cadaxícara de chá do grão, duas deágua, com média de 20 minutos no fogo. É importantenãomexer, casocontrário, o amidopresente no alimentopode se “desprender” e estragar com que ele fique soltinho. Versátil e muitosaboroso, o arrozbrancocombina com muitostipos de alimento, a escolha de acompanhamentofica a critério de quem for consumir.

 

ARROZ INTEGRAL

Com a busca da populaçãopeloconsumo de alimentosmaissaudáveis, livres de agrotóxicos, certamente é um dos maisdegustadosapós o tipobranco. Já que ingeridonaquantidadecerta é umaopçãomuitoviável para quemestáemumadieta de emagrecimento, o arroz integral é considerado um alimentobemsaudável e nutritivo. Ele, porém, precisa de bemmais tempo para ficar pronto; para cozinhá-lo, recomenda-se para cadaxícara de chá do grão, três de água.

 

 

ARROZ BASMATI

Geralmenteessetipo de arroz é confundido com o branco pela similaridade visual. O tipo basmati, porém, possui um sabor um poucodiferente e um baixonívelglicêmico. Para cozinhá-lo, no entanto, é preciso um poucomais de tempo e trabalho. Primeiro, é precisocobrir com água a quantidade que serápreparada; depois, é importanteescorrer o arroz para tirar a águaesbranquiçada. O próximopasso é cobrirosgrãosnovamente com água e deixá-los de molhoporaproximadamentemeia hora. Apósissofeito, é necessáriocozinhar o arroz com outraáguaporcerca de quinzeminutos. Para cadaxícara de chá do alimento, usa-se outrasduas de água.

 

 

ARROZ SELVAGEM

Com um grãomaiscomprido e maisescuro, o arrozselvagem tem umatexturabemmarcante. Muitoricoemfibras, essetipocombinamuito com acompanhamentosmais fortes, comocarnes, apesar de harmonizartambém com legumes. Para o preparo, nãocostuma-se refogá-lo, e as pessoasjá o colocamdiretamenteemáguafervente. Apósmeia hora de cozimento, o cozinheiropodeadicionartemperos a gosto.








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